Glossário


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PAL-Format

É uma forma de codificação da cor usada nos sistemas de transmissão televisiva.

PAN (Padrão de Atividade de Negócio)

Um perfil de Carga de Trabalho de uma ou mais Atividades de Negócio. Padrões de Atividade de Negócio são usados para ajudar o Provedor de Serviço de TI a entender e a planejar para os diferentes níveis de Atividade de Negócio.

PCN (Plano de Continuidade de Negócio)

Um Plano que define as etapas necessárias para Recuperar os Processos de Negócio logo após um desastre. O Plano identificará os fatores que o Invocarão, pessoas que serão envolvidas, comunicação, etc. Planos de Continuidade de Serviço de TI compõem uma parte significante do Plano de Continuidade de Negócios.

PID (Principal Indicador de Desempenho)

Uma Métrica que é usada para auxiliar no gerenciamento de um Processo, Serviço de TI ou Atividade. Várias Métricas podem ser mensuradas, mas somente as mais importantes devem ser definidas como PIDs e usadas para ativamente gerenciar e reportar sobre o Processo, Serviço de TI ou Atividade. PIDs devem ser selecionadas para garantir que a Eficiência, Eficácia e Efetividade em Custo sejam todas gerenciadas.

PMS (Plano de Melhoria de Serviço)

Um Plano formal para implantar melhorias a um Processo ou Serviço de TI.

PNS (Pacote de Nível de Serviço)

Um nível definido de Utilidade e Garantia para um Pacote de Serviço específico. Cada PNS é desenhado para atender as necessidades de um Padrão de Atividade de Negócio em particular.

PPO (Procedimentos Padrão de Operação)

Procedimentos usados pelo Gerenciamento de Operações de TI.

PPS (Pré-requisito para o Sucesso)

Uma atividade que precisa ser completada ou uma condição que precisa ser satisfeita, para permitir a implantação com sucesso de um Plano ou Processo. Um PPS é freqüentemente a saída de um Processo que é a entrada requerida para outro Processo.

Product Lifecycle Management

Em português: "Gerenciamento de ciclo de vida de produto". É o processo de gerenciamento completo do ciclo de vida de um produto, desde a sua concepção, passando pelo desenvolvimento e manufatura, até a sua entrada em serviço operacional. Compreende a integração de: pessoas, dados, processos e sistemas de negócio provendo um canal de informações sobre um produto para empresas e seus parceiros.

PSA (Provedor de Serviço de Aplicativo)

Um Provedor de Serviço Externo que provê Serviços de TI usando Aplicativos executados dentro das dependências do Provedor de Serviço. Usuários acessam seus Aplicativos por meio das conexões de rede com o Provedor de Serviço.

PSI (Provedor de Serviço Internet)

Um Provedor de Serviço Externo que provê acesso a Internet. A maioria dos PSI fornece outros Serviços de TI tais como custódia de servidores web.

PSP (Pacote de Serviço Principal)

Uma descrição detalhada de um Serviço Principal que pode ser compartilhada por dois ou mais Pacotes de Nível de Serviço.

PU (Perfil de Usuário)

Um padrão de demanda de Usuário por um Serviço de TI. Cada Perfil de Usuário inclui um ou mais Padrões de Atividade de Negócio.

PUF (Ponto Único de Falha)

Qualquer Item de Configuração que pode causar um Incidente quando ele falhar e para o qual uma Contramedida não foi implantada. Um PUF pode ser uma pessoa, um passo dentro de um Processo ou Atividade, ou então um Componente de uma Infraestrututra de TI.