Glossário


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GC (Gasto de Capital)

O Custo de adquirir algo que irá se tornar um Ativo financeiro, por exemplo, um equipamento de computação e instalações. O valor do Ativo é Depreciado em múltiplos períodos contábeis.

GCAS (Gerenciamento da Configuração e de Ativo de Serviço)

O Processo responsável tanto pelo Gerenciamento da Configuração quanto pelo Gerenciamento de Ativos.

GCC (Gerenciamento da Capacidade de Componente)

O Processo responsável por compreender a Capacidade, Utilização e Desempenho de Itens de Configuração. Dados são coletados, registrados e analisados para uso no Plano de Capacidade.

GCN (Gerenciamento da Capacidade de Negócio)

Processo de Negócio responsável pelo gerenciamento de Riscos que podem seriamente impactar o Negócio. GCN salvaguarda o interesse das principais partes envolvidas, reputação, marca e atividades de criação de valor. O Processo de GCN envolve a redução de Riscos a um nível aceitável e planejamento para a recuperação de Processos de Negócio caso um desastre ao Negócio ocorra. GCN define os Objetivos, Escopo e Requisitos para o Gerenciamento da Continuidade de Serviço de TI.

GCS (Gerenciamento da Capacidade de Serviço)

A Atividade responsável por entender o Desempenho e Capacidade dos Serviços de TI. Os Recursos usados por cada Serviço de TI e o padrão de utilização ao longo do tempo são coletados, registrados e analisados para uso no Plano da Capacidade.

GD (Gerenciamento da Disponibilidade)

O Processo responsável por definir, analisar, Planejar, medir e melhorar todos os aspectos da Disponibilidade dos Serviços de TI. Gerenciamento da Disponibilidade é responsável por garantir que toda Infra-estrutura de TI, Processos, Ferramentas, Papéis etc. sejam apropriados para as Metas de Nível de Serviço em relação à Disponibilidade.

GdR (Gerenciamento de Risco)

A metodologia do OGC para gerenciar Riscos. GdR inclui todas as Atividades necessárias para identificar e Controlar a exposição ao Risco que pode ter algum impacto no atingimento dos Objetivos de Negócio de uma Organização.

GGT (Grupo Gestor de TI)

Um grupo formal responsável por garantir que as estratégias e Planos do Negócio e do Provedor de Serviço de TI estejam alinhados. Um Grupo Gestor de TI inclui representantes sêniores das áreas de Negócio e do Provedor de Serviço de TI.

GNS (Gerenciamento do Nível de Serviço)

O Processo responsável por negociar Acordos de Nível de Serviço e garantir que eles sejam cumpridos. GNS é responsável por garantir que todos os Processos do Gerenciamento de Serviço de TI, Acordos de Nível Operacional e Contratos de Apoio, sejam apropriados para as Metas de Nível de Serviço acordadas. GNS monitora e relata os Níveis de Serviço e mantém reuniões regulares de revisão com os Clientes.

GPS (Gerenciamento de Portfolio de Serviço)

O Processo responsável por gerenciar o Portfolio de Serviço. O Gerenciamento de Portfolio de Serviço considera Serviços em termos do valor ao Negócio fornecido por eles.

GQ (Garantia de Qualidade)

O Processo responsável por obter a garantia que a Qualidade de um produto, Serviço ou Processo irá fornecer ao seu Valor pretendido.

GRN (Gerente de Relacionamento com Negócio)

O Papel responsável por manter o Relacionamento com um ou mais Cliente. Este Papel frequentemente é combinado com o Papel do Gerente do Nível de Serviço.

GSI (Gerenciamento de Segurança da Informação)

O Processo que garante a Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade dos Ativos de uma Organização, informação, dados e Serviços de TI. Gerenciamento de Segurança da Informação normalmente é parte de uma abordagem Organizacional para Gerenciamento da Segurança, a qual por sua vez possui um escopo mais abrangente do que o Provedor de Serviço de TI, que inclui o manuseio de documentos, acesso as instalações, chamadas telefônicas, etc., para toda a Organização.

GSN (Gerenciamento de Serviço de Negócio)

Uma abordagem ao gerenciamento de Serviços de TI que considera os Processos de Negócio suportados e o valor de Negócio fornecido. Este termo também pode ser usado para designar o gerenciamento de Serviços de Negócio entregue a Clientes de Negócio.

GSTI (Gerenciamento de Serviço de TI)

A implantação e gerenciamento da Qualidade dos Serviços de TI de forma a atender as necessidades de Negócio. O Gerenciamento de Serviços de TI é feito pelos Provedores de Serviço de TI por meio da combinação de pessoas, Processo e Tecnologia da Informação.

GTQ (Gerenciamento Total da Qualidade)

Uma metodologia para gerenciar Melhoria Continuada através de um Sistema de Gerenciamento da Qualidade. GQT estabelece uma Cultura envolvendo todas as pessoas da Organização num Processo de monitoração e melhoria continuada.