Glossário


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AAF (Análise da Árvore de Falha)

É uma técnica que pode ser usada para determinar a cadeia de Eventos que levaram a um Problema. A Análise da Árvore de Falha representa uma cadeia de Eventos usando notação Boleana em um diagrama.

ACR (Análise de Causa Raiz)

Uma Atividade que identifica a Causa Raiz de um Incidente ou Problema. ACR geralmente concentra-se nas falhas da Infraestrutura de TI.

AFS (Análise de Falha de Serviço)

Uma Atividade que identifica causas desconhecidas de uma ou mais interrupções de um Serviço de TI. AFS identifica oportunidades para melhorar as ferramentas e Processos do Fornecedor de Serviço e não apenas a Infraestrutura de TI. AFS é uma atividade com tempo limitado, ao estilo de um projeto, ao invés de um Processo contínuo de análise.

AIFC (Análise de Impacto de Falhas em Componentes)

Uma técnica que ajuda a indentificar o impacto da falha de um IC num Serviço de TI. Uma matriz é criada com os Serviços de TI de um lado e os ICs do outro. Isto possibilita a identificação de ICs críticos (que podem causar falha em múltipos Serviços de TI) e de Serviços de TI mais suscetíveis a falhas (que tenham um ou mais Ponto Único de Falha).

ANO (Acordo de Nível Operacional)

Um Acordo entre um Provedor de Serviço de TI e outra parte da mesma Organização. Um ANO suporta a entrega de Serviços de TI do Provedor de Serviço de TI aos seus Clientes. O ANO define produtos ou Serviços a serem fornecidos e as responsabilidades de ambas as partes.

ANS (Acordo de Nível de Serviço)

Um Acordo entre o Provedor de Serviço de TI e um Cliente. O ANS descreve o Serviço de TI, documenta Metas de Nível de Serviço e especifica as responsabilidades do Provedor de Serviço de TI e do Cliente. Um único ANS pode cobrir múltiplos Serviços de TI ou múltiplos Clientes.

AP (Aplicativo de Prateleira)

Aplicativo ou programa de camada intermediária em geral que podem ser comprados prontos de Terceiros.

APM (Application Performance Management)

Em português: "Gerenciamento de Desempenho das Aplicações". Permite que as empresas analisem, monitorem e otimizem suas estruturas globais de Tecnologia da Informação e Comunicação.