Glossário


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CA (Contrato de Apoio)

É um Contrato entre um Provedor de Serviços de TI e um Terceiro. O Terceiro fornece produtos ou Serviços que são necessários para a execução de um Serviço de TI a um Cliente. O Contrato de Apoio define metas e responsabilidades que são necessárias para atingir Metas de Nível de Serviço acordadas em um ANS.

CAS (Critério de Aceite de Serviço)

Um conjunto de critérios usado para garantir que um Serviço de TI atenda aos Requisitos de Qualidade e funcionalidade e que o Provedor de Serviço de TI esteja pronto para Operar o novo Serviço de TI quando ele tenha sido Implantado.

CCM (Comitê Consultivo de Mudanças)

Um grupo de pessoas que aconselham o Gerente de Mudanças na Avaliação, prioritização e agendamento das Mudanças. Este comitê tem normalmente representantes de todas as áreas do Provedor de Serviços de TI, representantes do Negócio e Terceiros, tais como Fornecedores.

CCME (Comitê Consultivo de Mudança Emergencial)

Um subconjunto do Comitê Consultivo de Mudança, que toma decisões sobre Mudança Emergencial de alto impacto. Os membros do CCME podem ser nomeados no momento da convocação da reunião e depende da natureza da Mudança Emergencial.

CI/CD (Corporate Identity/Corporate Design)

Pode ser traduzida como "Identidade Corporativa" e é conjunto de atributos que torna uma empresa especial, única. Esses atributos são classificados de essenciais e acidentais. Os primeiros são os atributos que se referem ao propósito da empresa, a missão e aos valores; os atributos acidentais contribuem para a descrição da empresa, mas não definem a sua essência.

CISCO

Cisco Systems Inc. é a maior fabricante de equipamentos para redes do mundo. A empresa é particularmente conhecida por seus roteadores e switches.

Cloud Computing

Pode ser traduzido como "Computação em Nuvem" e refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade. O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados.

CMMI 3

O CMMI (Capability Maturity Model Integration) é um modelo de referência que contém práticas (Genéricas ou Específicas) necessárias à maturidade em disciplinas específicas. O CMMI procura estabelecer um modelo único para o processo de melhoria corporativo, integrando diferentes modelos e disciplinas.

Coaching

Coaching é um processo definido por um acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) para atingir um objetivo do cliente. O coach auxilia o cliente na realização do objetivo.

Corporate Governance

Pode ser traduzido como "Governança Corporativa" e é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada. O termo inclui também o estudo sobre as relações entre os diversos atores envolvidos (os stakeholders) e os objetivos pelos quais a empresa se orienta.

CRM (Customer Relationship Management)

CRM tem por objetivo aumentar os lucros da empresa por intermédio de um novo conceito: o foco da empresa no cliente. Seu objetivo principal é auxiliar as organizações a conquistar novos clientes e a fidelizar os atuais, buscando a satisfação total, através do entendimento das suas necessidades e expectativas. O CRM abrange basicamente 3 grandes áreas dentro de uma empresa: Marketing, Vendas e Pós-Vendas (Serviços).

CTP (Custo Total de Propriedade)

Uma metodologia usada para ajudar a tomar decisões de investimentos. CTP avalia o Ciclo de Vida do Custo de um Item de Configuração por completo, não apenas o custo inicial ou preço de compra.

CTU (Custo Total de Utilização)

Uma metodologia usada para ajudar a tomar decisões de investimentos e de Fornecimento de Serviço. CTU avalia o Ciclo de Vida completo do Custo ao Cliente pelo uso de um Serviço de TI.