TPC, a nova solução da Nuvem IaaS

Trusted Private Cloud (TPC), solução pertencente à terceira nuvem do menu T-Systems, a IaaS


Comunicação - Portal DMS
14/11/2017 17:33:19.  Atualizado em 14/11/2017 17:33:49

Quem procura as características de uma nuvem pública com a segurança de uma nuvem privada, é proativo e gosta de gerenciar sua própria plataforma com apenas alguns cliques, economizando de forma significativa, deve conhecer a mais nova solução da Nuvem IaaS (Infrastructure as a Service)!

 

Atualmente, os dados alocados em nuvens públicas correm o risco de serem comprometidos devido a uma vizinhança desconhecida, deixando as empresas vulneráveis a vírus ou ataques provenientes de servidores próximos. Além disso, ao sentirem necessidade de mudar as configurações de sua própria nuvem, clientes desprovidos de uma plataforma autônoma tendem a passar por um processo mais complexo até que a sua solicitação seja resolvida.

 

Para evitar as situações acima, foi lançado em 2017 o Trusted Private Cloud (TPC), solução pertencente à terceira nuvem do menu T-Systems, a IaaS. Versátil e de baixo custo, tal solução é voltada para clientes independentes que priorizam sua autonomia, mas sem perder a segurança. Prevalece aqui o autoatendimento, no qual o usuário é capaz de selecionar configurações como storage, memória, e vCPU – não havendo proporção fixa entre os dois últimos –, o que possibilita a criação do seu próprio ambiente.

 

A Nuvem Self-Service da T-Systems, como foi classificada, é um serviço que se integra facilmente com o legado e conta com um ponto único de contato e vizinhança segura. Se você não entende o real significado desses benefícios, vamos por partes: sistema legado é, a grosso modo, um sistema computacional antigo incompatível com as plataformas atuais. Porém, tal incompatibilidade desaparece com o TPC, que se agrega ao sistema legado para gerar um ambiente único.

 

Por sua vez, o ponto único de contato é, nada mais, nada menos do que um especialista previamente apresentado ao usuário para esclarecer quaisquer dúvidas a respeito do produto e ajudar os clientes em casos de necessidade, seja virtual ou pessoalmente. Por exemplo: em vez de uma determinada solicitação ser encaminhada para um setor geral de atendimento ao cliente, esta é direcionada à mesma pessoa de sempre, que já conhece o cliente e sua situação desde o início, podendo assim oferecer um suporte ainda mais personalizado.

 

Em relação ao risco gerado pela nuvem pública, este existe porque as empresas que fornecem espaço para armazenamento e processamento de dados não exigem o CNPJ do usuário e, por isso, qualquer pessoa – física ou jurídica – pode contratar o serviço. Desta forma, todos os clientes cadastrados no sistema estão vulneráveis a ações ilegais por parte de usuários sem verificação.

 

Com a vizinhança segura, há então uma avaliação prévia para analisar as empresas cujos dados serão hospedados na nuvem da T-Systems, promovendo maior segurança ao ambiente. Além disso, os dados são hospedados no Brasil, com ausência de problemas de latência (tempo de resposta) para os serviços disponíveis, em uma região conhecida por todos os clientes. Estes recebem a garantia de uma proteção contra inundações, alagamentos e outros possíveis desastres naturais, mais um benefício que reflete a transparência dos serviços da T-Systems.

 

Todas as características anteriormente citadas contam com diferenciais como flexibilidade de tempo, que permite o uso da nuvem pelo período desejado – seja uma semana ou três anos –, sem multa de cancelamento. Além do mais, o serviço oferece uma elasticidade na qual o usuário pode alterar as configurações do ambiente conforme suas necessidades, de forma instantânea. Assim, o pagamento se dá pelo método pay-per-use, em que a empresa paga apenas pelo consumo utilizado, em real, sem estar sujeita à variação do dólar.

 

Outro diferencial é o poder de controlar os dados na palma da mão, possibilitando que o usuário faça um gerenciamento em tempo real, a qualquer hora e lugar, por meio de um aplicativo acessado via smartphone ou desktop. Se preferir, o cliente ainda pode estabelecer conexão direta com o data center da T-Systems por intermédio de um link que permite acesso aos dados de modo off-line.

 

Como se não bastasse, o TPC ainda pode ser vinculado a outros serviços, tais como monitorização, segurança, governança e operação.